Interface gráfica do Linux

Publicado: 26/05/2012 em Linux

Muito se fala sobre as diferenças entre Windows e Linux. O que mais se ouve dos que nunca usaram um Linux são frases do tipo: Ah, isso é tão fácil no Windows, no Linux não tenho um programa tão bom quanto esse que tenho no Windows. Existe uma mística de que o Linux é um sistema operacional muito complexo, que dificilmente tomará o lugar do Windows. O que muita gente ainda não sabe é que o Linux já dispõe de uma quantidade de ferramentas muito mais abrangente que a quantidade de ferramentas para Windows.

O programa responsável pela parte gráfica do Linux é o XFree, que é um servidor de janelas. O XFree contém as especificações sobre como criar e manipular janelas, oferecendo ferramentas para que gerenciadores de janelas possam implementar uma interface gráfica.

Gerenciadores de janelas são programas que controlam como as janelas devem ser apresentadas, a forma como os botões se posicionam, quais são suas funções, o que pode acontecer dentro de uma janela e coisas do gênero.

Quando solicitamos um programa a um gerenciador de janelas no Linux, o mesmo abre uma janela e coloca o programa dentro dela. Já que não precisamos nos preocupar com especificações de janelas, visto que o XFree é o responsável por essa tarefa, não precisamos ser grandes programadores para desenvolver uma própria interface gráfica para Linux. Essa simplicidade oferecida pelo sistema de código-fonte aberto do XFree foi responsável pelo surgimento de várias interfaces gráficas para o sistema.

Ao contrário do Windows, no Linux podemos escolher a interface gráfica que mais nos agrada em termos de beleza e facilidade de uso. Já existem cerca de 20 gerenciadores de janelas para o Linux. Dentre os mais populares podemos citar: Kde, Gnome, AfterStep, Enlightnment, WindowMaker, IceW, BlackBox, Fvwm90.

O Kde é outro gerenciador de janelas. Possui uma interface bem amigável e tem opções  visuais muito bem trabalhadas. Outro gerenciador de janelas muito amigável, leve e estável é o WindowMaker. Este gerenciador é desenvolvido nos EUA por uma equipe liderada por um brasileiro. O Gnome também é outra interface gráfica que não fica nem um pouco atrás do Kde ou WindowMaker quando o assunto é qualidade. Além de ter uma interface muito bem desenhada, o Gnome é o gerenciador de janelas que mais se aproxima do Windows em visual.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Interfaces-Graficas-no-Linux

Fabrício Candido

Deixe um comentário